quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

De Trelew a Esquel

Dia 19 de janeiro, quinta-feira
Desmontamos o acampamento a partir das 6h. Despedimo-nos da Península Valdés cedinho. Ainda tentamos pegar uma wifi ao passar pelo Centro de Visitantes, mas não tivemos sucesso. Por mais uma estrada de chão de 32km (opção do motorista, já que havia asfalto até o primeiro destino) chegamos a Puerto Madryn, grande cidade portuária e capital de Chubut. Na cidade, toda muito plana, largas avenidas e um grande calçadão à beira mar, havia um monumento à imigração galesa. Tomamos café na cafeteria Havanna, muito bonita, de esquina, envidraçada, na avenida beira mar. Muitos grupos de colônias de férias, com crianças vestindo camisetas de mesma cor chegavam para curtir a praia, o que, apesar de ter praia tranquila e de larga extensão de areia muito limpa, achamos bastante corajoso, pois não haviam tantos adultos assim para cuidar de todos pequenos. Talvez estas crianças sejam extremamente educadas e obedientes....seguimos da cidade para Punta Tombo, maior pinguineria - onde vivem mil . O museu / centro de visitantes bem novo e moderno é muito bom, o melhor de toda a viagem! Depois, caminhamos pelas trilhas demarcadas e passarelas que cruzam toda a extensão da colônia dos pinguins. Quando estivemos ali em 1995 não existia tanta infraestrutura, mas o espaço e a vida dos animais permanece de certa forma inalterada. É surpreendente ver a determinação dos bichinhos, muitos dos quais andam centenas de metros, daquela sua forma desajeitada, desde o mar até seu ninho, para alimentar os filhotões que nesta época estão trocando sua penugem e famintos. As fêmeas vêm de longe e regurgitam o pescado na goela de cada filhote - em geral dois. Ficamos por ali umas duas horas fotografando e filmando a movimentação dos pinguins. Gaimán, casas de chá. Pousada familiar, pomar, rosas jantar bifes de chorizo, cidadezinha agradável e pequena, primeiro município de Chubut, fundado por galeses, placas em espanhol e galês.

Dia 20 de janeiro, sexta-feira
Cascata e Ricardo limparam a poeira da van. Depois do café saímos para visitar o Museu Egidio Feruglio, na cidade vizinha de Trelew, que exibe os achados peleontológicos mais importantes da Argentina, incluindo a principal atração, ossos do titanossauro achado em 2013 e que vem a ser o maior dinossauro já encontrado no mundo, de 76 metros. No jornal estava anunciado que chegaram, anteontem, de navio, em 7 contêineres, uma réplica construída deste animal, que ficará na entrada da cidade. O museu mostra um filme de como foi descoberto, o trabalho dos paleontólogos etc. Tudo muito interessante. O esqueleto que mais chama atenção é o de um  titanossauro.....compramos tortas galesas em latinhas. Cruzamos o estado de Chubut, rumo à Esquel, já perto da cordilheira dos Andes. O caminho é uma estrada reta de 600km pelo deserto, paisagens lindas até um pouco mais da metade, em Paso del Indio, de onde segue um longo trecho sem muito interesse, deserto liso de vegetação rasteira. O Ricardo, Cascata e Artur pedalaram um trecho de 20km de descida bem emocionante segundo eles. Paramos em Los Altares, metade do caminho, num posto ACA, para abastecer e comer sanduíches de presunto, cru ou cozido, que são tradicionais no lugar e tomamos pomelo para acompanhar. Neste trecho há uma paisagem belíssima, cânions e paredões recortados e avermelhados ao lado da estrada. A rodovia em geral é bem boa, exceto por um pequeno trecho que está sendo reparado. A 90km de Esquel entramos na famosa e nossa conhecida Ruta 40. Esquel é uma bonita cidade plana e bastante turística em função de esportes de inverno, da proximidade com o Parque Nacional Los Alerces, seus lagos, florestas e montanhas e as várias atrações de aventura da região. Há grande oferta de hotéis, cabanas. Ficamos num "bangalô" de madeira, que seria para 5 pessoas, então, o Cascata, a Mônica e o Artur se acomodaram em colchões infláveis. Foi o melhor preço que conseguimos de alojamento até o momento.